sábado, 30 de julho de 2016

Santa Amélia Nacional Alfa-Romeo FNM D-11000 V-12

Santa Amélia Nacional, o monstro em favor do país
Durante os falados "anos de chumbo", o país vivia uma agitação geral. Além dos movimentos políticos e crescimento da economia, também vivíamos uma verdadeira marcha para o Norte do país. "Integrar para não entregar" era o lema daqueles tempos.
Em meio a tudo isso, a Santa Amélia viu nesse êxodo uma oportunidade de negócios. A região explorada era extremamente precária, e necessitava de veículos robustos para vencê-la. Após uma parceria com a até então gigante FNM, foi projetado o Nacional, um dos mais exóticos veículos feitos pela companhia.
Para simplificar, o Santa Amélia Nacional era uma carroceria montada diretamente sobre um caminhão FNM. Sua cabine era a mesma já produzida pela empresa nos anos anteriores, e seu corpo nada mais era do que sobras de chapas de modelos mais antigos, que ainda estavam na fábrica (janelas e traseira do imponente IV Centenário, junto com as portas do Urbano, já em fim de carreira. As lanternas traseiras e para-choques eram do próprio FNM). Sua construção era um tanto grosseira, mas era justamente esse o seu fundamento. Foram montadas algumas unidades com uma ou duas portas, com cockpit isolado ou integrado ao salão e versões trucadas e convencionais.




2 comentários: